quinta-feira, 4 de junho de 2009

Modo correto de usar o computador

Postura para usar o computador

Digitação
Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.


Conforto para os olhos

Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.


De olho na tela
A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.


Atenção com a cabeça e o pescoço

As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.

No Chão

Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.

Capriche na cadeira

Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.
Computador demais faz mal


Estudo realizado por pesquizadores japoneses comprova: exposição prolongada aos monitores pode causar graves problemas a saúde.As pessoas que trabalham muito tempo em frente de um computador apresentam maiores problemas de cansaço físico e mental, além de mais sono, é o que afirmou um estudo publicado na edição de outubro do Jornal Americano da Indústria da Medicina realizado por pesquisadores japoneses.O grupo de pesquisadores da Universidade de Chiba acompanhou 25 mil profissionais entre os anos de 1995 e 1997.Neste período, foram respondidos três questionários relatando o tempo que os usuários passavam em frente a um monitor, seus hábitos de sono e as ocorrências de indisposições como dores de cabeça, dores lombares, tensões na região dos ombros, vista cansada, depressão e ansiedade."Encontramos uma relação significativa entre a duração do uso diário de um monitor e os sintomas físicos, mesmo quando levamos em consideração outros fatores externos que poderia influenciar os resultados", garante a equipe.A exposição prolongada aos monitores seria a principal causa deste fenômeno. Os profissionais que passam mais de cinco horas por dia colados na tela de seus computadores, diz o estudo, são os que mais se queixam de letargia, ansiedade e da "síndrome da relutância de ir trabalhar", e também de fadiga e dificuldades para dormir. Para o Dr. Nakazawa e sua equipe, a solução desses problemas só pode vir com a redução no tempo diário do uso do computador - não adianta trocar o monitor por modelos mais avançados ou maiores, o efeito é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário